Páginas

sábado, 3 de maio de 2014

A velocidade da via láctea e nós


  Eu vou abordar um tema que me intrigou quando assistia ao documentário “cosmos”, em sua atual produção, a incrível velocidade da via láctea no universo, 1.000.080 km/h, calculado em relação à galáxia de Andrômeda, parece um número impossível, mas levado em conta a grandeza dos processos internos me parece plausível. Vendo isso, pensei: e o ser humano como reage? 

   Só a velocidade da terra em torno do sol já é algo considerável, +-108.700 km/h, isso mesmo, não é algo que você pegue seu carro pra ir ali passear e alcance isso. Mas nós, mesmo influenciados não só por esses dois valores, mas por vários outros eventos ao nosso redor continuamos vivendo normalmente sem parecer que nada grande acontece. A nossa sorte é que o planeta absorve a sobrecarga, da mesma forma que os diversos corpos celestes fazem isso em relação à galáxia.

   Mas isso tudo influencia em nós individualmente? Com certeza. Mesmo que amparados, cada um paga o preço por essa viagem no espaço em alta velocidade, nosso organismo evoluiu o suficiente para se adaptar a isso, mas o envelhecimento de cada um está relacionado com essa interação com o meio. Processos naturais como as correntes oceânicas, massas de ar, erosão de montanhas e outros, estão relacionados com isso.

 Via Láctea


Mais informações sobre velocidades no universo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário