Páginas

sábado, 29 de março de 2014

Porque a água do mar é salgada?

   O oceano é uma vasta proliferação de vida imersa em uma imensidão de água. Questões simples como a salinidade da água do mar nunca foram respondidas com propriedade pelos cientistas. O blog do Feliphex retorna em 2014 com o objetivo de abordar esses temas.

   A água oceânica é composta por 77,5% de cloreto de sódio conhecido como Sal, a principal teoria aceita hoje é que os rios lavaram os continentes e ao desaguarem entregaram o sal presente nas montanhas ao mar, mas a pergunta óbvia que eu faço é: porque os rios não são salgados? Pergunta sem resposta. A verdade é que existe a diferença da profundidade entre um e outro, o rio raso possui uma pressão da água bem inferior e o mar fundo possui uma pressão maior.

   A água do mar em maior quantidade e em maior profundidade pressiona de uma forma mais intensa os seres que habitam os ecossistemas presentes nele, esses seres de acordo com a teoria de Charles Darwin tiveram que evoluir para poderem se adaptar a dificuldade de viver no lugar e com isso adquiriram em sua composição uma característica salina (o sal é um excelente conservante) e assim o mar foi se tornando salgado.
 
  Essa teoria de que o mar sempre foi salgado a partir da evolução das espécies é negligenciada. Descarta a ligação com os rios e com vulcões e exige apenas uma noção básica de geologia, física e biologia. Obrigado e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário