Páginas

terça-feira, 6 de agosto de 2013

O mito da "geração facebook"



   No último ano com a massificação das manifestações de rua (#contraoaumento, #vemprarua e etc) estudiosos vem tentando explicar como esse fenômeno vem ocorrendo e a principal linha de pensamento é que o facebook é o responsável por tudo, mas fatores periféricos dessa realidade são esquecidos. Os “anonymous” são grandes destasques no panorama atual na internet e não são reconhecidos por esses “estudiosos”.

    O facebook nada mais é do que uma alternativa para os jovens atualmente e não é o responsável diretamente, os estudantes sofrem com a falta de diálogo aberto ou falta de democracia no movimento estudantil e vêem as redes sociais como meio para encurtar as distâncias mas nem isso é garantia de liberdade, almejada, prova disso é a investigação sofrida pelos “anonymous” por parte da polícia federal, com interrogatórios e etc.

    As redes sociais não são o começo, mas sim o fim e os “anonymous” como destaque são ativistas que visam garantir a liberdade de expressão. As manifestações ocorrem sendo complementadas por ações na internet, um lado apoiando o outro. Setores da nossa geração mostram que não são umas anomalias alienadas reproduzindo futilidades no computador e que sabem se posicionar criticamente frente a problemas encontrados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário