Páginas

sexta-feira, 5 de julho de 2013

A história não contada do "contra o aumento"!


   Em janeiro de 2011 houve uma coincidência de datas entre manifestações contra o aumento da tarifa do transporte no brasil, quanto a essas manifestações não havia nenhuma novidade, durante décadas essa pauta foi colocada no movimento estudantil porém a ideia de utilizar um site na internet para unifica-los e nacionaliza-los surgiu naquele mês a partir de entidades como o DCE-UFPB (João Pessoa) e o movimento “Revolta do Buzu” (Salvador) por exemplo.

   Isso aconteceu quando esses movimentos ou entidades se uniram e criaram no twitter a “tag” #contraoaumento, concentrando forças em um único lugar, conseguindo inclusive com um “twitaço” colocar a “tag” no “trend topics” durante várias horas. Assim as redes sociais foram ganhando força e manifestações históricas (ex:Teresina/PI) vinham sendo realizadas com a possibilidade de acompanhamento em tempo real de qualquer lugar independente da omissão da mídia.


   Em 2013 o saldo dessa movimentação foi uma melhor organização das ações culminando com a muito conhecida “revolta dos 20 centavos” na capital paulista, onde uma juventude de vanguarda conseguiu vitórias históricas para a população em geral. Essa é a verdadeira história do #contraoaumento, que apoiou o #vemprarua mostrando não existir egoísmo. Esse texto desmente o boato de que tudo começou em cidade A ou B, mas na verdade tudo já nasceu em vários lugares ao mesmo tempo e com força de atuação.

 Divulgação do Twitaço em 2011 que colocou a tag no trend topics

Nenhum comentário:

Postar um comentário