Páginas

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Dicionário das siglas estudantis


     As juventudes dos partidos políticos são divisões internas onde os integrantes em geral são jovens estudantes que participam de atividades defendendo o seu partido e os posicionamentos dos mesmos. Não vou apenas me limitar em expor as juventudes mas também a ANEL e correntes internas dos partidos. Todos os grandes partidos possuem juventudes pois esse setor da sociedade tem um peso de votos grande. Segue abaixo as definições das siglas e nomes.

ANEL = Assembleia Nacional dos Estudantes Livres, formada em grande parte pela juventude do PSTU, além de independentes ou incrédulos da UNE, mesmo essa entidade possuindo os mesmos defeitos: ineficiência e anti-democracia.

UJS = União da Juventude Socialista, juventude do PC do B, durante décadas domina as verbas com ausência de transparência na UNE.


Kizomba = Movimento da corrente interna do PT (DS = Democracia Socialista) corrente com mais característica de direita do PT, compõe com a UJS as últimas direções da UNE.

Mudança = Movimento da corrente intena do PT (MAIS = Movimento Ação e Identidade Socialista), também compõe a suposta máfia da UNE.

Paratodos = Movimento da corrente interna do PT (CNB = Construindo um Novo Brasil), corrente de Lula e Dilma. Tem vínculos com a CUT.

Juntos = Movimento do PSOL, se diz oposição na UNE mas não tem força para modificar a situação.

Vamos à luta = Movimento do PSOL.

UJR = União da Juventude Revolução, juventude do PCR (Partido Comunista Revolucionário), partido sem regulamentação no TSE. Conhecida em alguns lugares como “movimento correnteza”.

UJC = União da Juventude Comunista, juventude do PCB, também participa da UNE.

AJR = Aliança da Juventude Revolucionária, juventude do PCO, participa das atividades da UNE.

Mutirão = Juventude do PPL (Partido Pátria Livre), partido recém criado, antigamente eram parte do PMDB e tinham como “padrinho” o falecido candidato à presidente Orestes Quércia (PMDB/SP).

JPMDB = Juventude do PMBD.

LPJ = Levante Popular da Juventude, movimento ligado ao MST, partidos de esquerda e movimentos universitários.

Movimentos Universitários= Ex. MNN (Movimento Negação da Negação/USP), MEPR (Movimento Estudantil Popular Revolucionário/ UERJ e outras), etc. São movimentos que surgem principalmente em universidades públicas.

    PSDB, DEM e PSB também tem suas juventudes porém esses partidos preferem se abster em algumas discussões para abrir espaço para a UJS, demonstrando que na política estudantil nacional, esses grandes partidos incluindo o PT tem a UJS como marionete mas no fim eles que controlam tudo pois tem os votos e poder, quando há algo errado sobra para a UJS.

Outros grupos ou dúvidas: joga na wikipedia!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário