Páginas

quinta-feira, 2 de maio de 2013

César Cielo e a falta de exemplos para a juventude brasileira.

       Para ficar mais demonstrativo a idéia, uma situação que me pareceu bastante contraditória e peculiar: o nadador brasileiro César Cielo Filho, medalha de ouro na olimpíada de Pequim em 2008, segundo reportagem da revista época em 2008 na sua juventude teve a escolha de ficar no Brasil ou ir treinar nos Estados Unidos, país fértil em produzir grandes campeões olímpicos nesse esporte, ele escolheu ir para lá com uma bolsa de estudo em uma universidade local.

   O curso que Cielo escolheu na universidade de Alburn foi Negociações Internacionais (Internation Business), ao qual cursou até o quinto período, até a sua olimpíada que o consagrou. Um ídolo de uma geração, primeiro medalha de ouro brasileiro na natação, trocou seu país para se inserir em moldes educacionais com direcionamento a interesses do estado americano, esse curso eu nunca ouvi falar na universidade em que estudo.

   Talvez a falta de vontade em atrelar seu nome aos programas governamentais de incentivo ao esporte do Brasil e com isso também associar o seu super resultado, fez com que ele tomasse essa atitude. O que mostra que ser um campeão olímpico não é tão difícil, existem vários garotos em piscinas agora querendo uma oportunidade, difícil deve ser mesmo ter de suportar um meio tão competitivo fora da água, e tão traidor com as origens, igual ao exemplo do cielo.

   Isso exemplifica como as instituições educacionais estão articuladas nesse sentido, e de como um jovem está susceptível a ter como espelho pessoas com desvios de interesses que pudessem ajudar a moldar melhor o caráter da adolescência em um país, mas prefere aderir a idéias convencionadas em outro local. O Brasil carece de ídolos olímpicos que espelhem gerações, investe pesado nessa área e o retorno em curto prazo é ínfimo ou desastroso.



      César Cielo Filho, Atleta de natação brasileiro.


P.s: este texto, é um capítulo de um artigo da licenciatura em geografia pela UFPB, cujo título é "A educação e os jovens.", está disponibilizado na íntegra nesse link.

Nenhum comentário:

Postar um comentário